Tu és o teu maior mestre!

By Marta Metrass
O Yoga ensina-nos que todas as respostas estão dentro de nós.
O problema é que a nossa mente está sempre a mil e nós não temos tempo para ouvir, para intuir, para sentir…
Então como é que eu me posso conectar com o meu Sadguru, o meu mestre interno?
A primeira coisa a fazer é arranjares tempo para ti! Mas isto não basta… tens de colocar este encontro contigo na tua agenda diária. Como dizia uma querida aluna que me ofereceu este precioso ensinamento, se não está na tua agenda não existe!
Tu és tão importante como tudo o resto. Não te passa pela cabeça faltar a uma reunião no trabalho pois não? Nem a uma reunião de pais do teu filho? Então porque faltas sistematicamente aos encontros contigo? Porque colocas tudo e todos à tua frente, na tua rotina diária?
Encontrar tempo para ti, todos os dias, deve ser uma prioridade, sempre! E não vale a pena ficar com peso na consciência… mais vale passarmos menos tempo, de qualidade, com a nossa familia e amigos do que passar imenso tempo com eles mas sempre irritados, cansados e com a cabeça noutro lugar.
Encontra o teu espaço para estes encontros. Pode ser na Natureza ou em casa mas escolhe com o coração um lugar especial, que te faça sentir bem.
Procura a tua rotina de conexão. Pode ser acender um incenso, uma vela, colocar o teu mala ou os teus óleos essenciais, abrir aquela manta que trouxeste de uma viagem ou sentares-te na tua almofada favorita. Não importa o que escolhas, mas que repitas o mesmo ritual, sempre que tens estes encontros contigo.
Estes simples gestos vão levar a tua mente e o teu espirito ao lugar certo, cada vez mais rapidamente , através da repetição. É como se, ao acenderes o incenso, todo o teu ser intuísse o que vem aí, e se preparasse para esse encontro especial.
Encontra uma posição confortável. Podes usar quantas almofadas quiseres ou até encostares-te a uma parede e fechar os olhos. Traz a tua atenção primeiro ao ambiente que te rodeia, ao cheiro e ao som do teu cantinho de conexão especial. Depois traz a atenção para dentro. Sente o corpo, sem pressa, da cabeça aos pés e dos pés à cabeça, depois a mente, observando os teus pensamentos a passarem como num filme, cada vez com menos frequência. Conecta-te com o teu coração e com os sentimentos que lá residem nesse momento e por fim abraça a tua respiração mais profunda. Observa tudo sem julgamento, de um lugar de amor e compaixão.
Mantem-te nesse lugar de paz, esquecendo tudo lá fora. Pede ajuda aos teus guias para te acompanharem nesta jornada e conecta-te então com o teu Sadguru, o teu mestre interno. Se tiveres alguma questão, duvida, pergunta ou deixa simplesmente fluir, receber. Ele é sábio e vai trazer-te a resposta certa, o ensinamento certo, na altura certa. Fica o tempo que sentires, que precisares. No fim agradece e agradece-te!
Conheces aquela máxima de que um ser feliz espalha felicidade a tudo o que o rodeia, pois é isso mesmo. Cuida de ti, não és só tu que agradeces, os outros assim que perceberem como esses momentos são importantes para o teu bem-estar, vão-se habituando e até acabam por incentivar!

Adorei este conteúdo.. Obrigado Marta!